Mídia e Democracia

Lívia Lamblet

Considerada o 4° Poder, a mídia é capaz de influenciar e manipular a opinião pública. É através dela que as principais questões sociais são veiculadas à população, seja através da internet, televisão, rádio ou outros meios. As notícias e reportagens deveriam remeter aos fatos que ocorrem no cotidiano, porém existem outros fatores que impedem que determinadas matérias circulem: as empresas, os acordos realizados entre os meios de comunicação e a influência do governo.
A linha editorial dos jornais determina o seguimento que cada qual tem sobre a sociedade, ou seja, as tendências políticas e econômicas que os interessam. Essa questão tornaria os veículos democráticos, se não fosse o ocultamento e a retirada de certas questões que concernem a fatos que deveriam ser notabilizados. As empresas ou mesmo instâncias públicas oferecem verba ou realizam acordos extraoficiais, a fim de que a reportagem não circule entre a população.
A democracia tem sido deixada de lado em favor das corporações e dos interesses financeiros. Ao invés de se manter neutra, que é o seu papel, a mídia acaba tomando partido daqueles que se utilizam muitas vezes de meios escusos para esconder falcatruas e corrupção. O papel de informar, na maioria das vezes, foi substituído pelo corporativismo, ou seja, a defesa dos interesses de determinados setores da sociedade.
A população, na sua maioria desinformada e alienada, mantém-se alheia à realidade dos fatos. Ela não critica e nem questiona o que está recebendo como informações, simplesmente aceita o que os grandes jornais e redes de televisão transmitem. Muita das vezes, acaba tomando como verdade o que é mostrado sem, no entanto, perceber que aquela informação é um equívoco, que pode ter conseqüências mais sérias. A televisão, por ser o veículo mais popular, tem o poder de criar e derrubar mitos.
É preciso revisar o modelo atual de veiculação de notícias, priorizando o receptor, em detrimento das empresas e instâncias políticas. A mídia, por ser uma força poderosa da sociedade, tem por obrigação mostrar os fatos como eles de fato são, sem esconder ou ocultar questões que competem à sociedade fazer seus próprios julgamentos. É de fundamental importância aos novos comunicadores que não se vendam para as corporações, mostrando a informação como ela ocorreu, sem alterações ou falsas verdades.

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Prata da Casa - Blogs de Alunos da FACHA

BannerFans.com

sObrE o MoviMenTo

Minha foto
Espaço Virtual da FACHA em Movimento. Este possui o objetivo de reunir estudantes interessados em produzir mudanças e movimento. Presentes na movimentação da FACHA estão o Diretório Central dos Estudantes da FACHA-DCE Wladimir Herzog e o Coletivo Circo Industrial.

    eM mOViMenTo...

    count all hits


Recent Comments