Ato contra os 45 anos do Golpe Militar















Alunos manifestando no pátio do Campus I

Nesta terça-feira, dia 31 de março, os alunos da FACHA presenciaram uma manifestação pela democracia. O Ato realizado pela Comissão de Reativação do DCE Wladimir Herzog - CRE-DCE e pelo grupo Circo Industrial contra os 20 anos de ditadura militar no Brasil parou o pátio do Campus I e convidou os estudantes e funcionários para um momento de reflexão sobre o que foi o regime ditatorial brasileiro.

Em 31 de março de 1964 o país sofreu um golpe que ao longo de duas décadas minou a democracia, era o Golpe Militar. Liderado pelas Forças Armadas e com o apoio de várias camadas sociais, como a classe média, o empresariado, os latifundiários e autoridades católicas, o Golpe tirou o presidente João Goulart do poder e fez do país um enorme quartel.


A falta de uma punição para os torturadores, da revisão da Lei da Anistia, do compromisso com a verdade motivaram os alunos da FACHA a realizarem um protesto contra tudo que o Estado de Excessão representou e representa para a nação.


Com mordaças pretas na boca os alunos representaram a censura e a opressão. O som do surdo simbolizou o clima fúnebre trazido pelas mortes, torturas e desaparecimentos. A platéia (alunos que estavam no pátio) era a sociedade que mesmo sabendo de todos os horrores que aconteciam nos porões dos quartéis continuava a levar a vida sorrindo e contente com o Milagre Econômico.


No final da apresentação os alunos foram chamados para participar do Ato gritando "ditadura nunca mais"!

Que assim seja!


Postado por Sarita Yara

posted under |

3 comentários:

Livia disse...

Nosso manifesto foi simplesmente FODÁSTICO!

Anônimo disse...

Foi demais!!
Parabéns pela iniciativa!

DITADURA NUNCA MAIS!!

Aruan disse...

Muito bom gente! Acho que estamos começando bem a caminhada! Grande beijos a todos! Aruan "Circense"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Prata da Casa - Blogs de Alunos da FACHA

BannerFans.com

sObrE o MoviMenTo

Minha foto
Espaço Virtual da FACHA em Movimento. Este possui o objetivo de reunir estudantes interessados em produzir mudanças e movimento. Presentes na movimentação da FACHA estão o Diretório Central dos Estudantes da FACHA-DCE Wladimir Herzog e o Coletivo Circo Industrial.

    eM mOViMenTo...

    count all hits


Recent Comments