Estudantes protestam nos 45 anos de instauração da Ditadura no Brasil

Estudantes se reuniram nesta terça, dia 31 de março, em frente ao Clube Militar, no Rio de Janeiro, para exigir a abertura dos arquivos da Ditadura Militar. No local acontecia uma comemoração dos 45 anos, do que foi chamado pelos militares de "gloriosa revolução democrática de 64". A data marca a instauração da Ditadura Militar no Brasil, que por 20 anos diluiu a democracia no país.

As manifestações começaram quando o grupo Anarco - Sabo (sabotagem) chegou com dez participantes que estavam com uma maquiagem que imitava ferimentos e escoriações, representando os assassinados pelo regime ditatorial. Eles distribuíram panfletos com fotos dos desaparecidos e mortos para as pessoas que passavam pelo local. Tudo era embalado por um canto que falava o nome dos desaparecidos.

Mais tarde, às 15h30, um grupo de 40 estudantes com bandeiras da UNE, UEE e UJS chegou ao local para reivindicar a abertura dos arquivos da ditadura e a punição dos torturadores. Cada militar que saía do Clube era seguido pelo coro dos estudantes que gritavam "torturador". Os manifestantes também desenharam pegadas simbolizando os militares e derramaram tinta guache vermelha para representar o sangue das pessoas mortas e torturadas pelos militares durante o Estado de Exceção.

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Prata da Casa - Blogs de Alunos da FACHA

BannerFans.com

sObrE o MoviMenTo

Minha foto
Espaço Virtual da FACHA em Movimento. Este possui o objetivo de reunir estudantes interessados em produzir mudanças e movimento. Presentes na movimentação da FACHA estão o Diretório Central dos Estudantes da FACHA-DCE Wladimir Herzog e o Coletivo Circo Industrial.

    eM mOViMenTo...

    count all hits


Recent Comments