Acúmulo político da gestão Politic’Arte – Facha em Movimento - DCE FACHA 2009-2010

Acumulo político da gestão Politic’Arte – Facha em Movimento - DCE FACHA 2009-2010

Bem..., estamos chegando ao fim da gestão eleita em novembro do 2009 para a coordenação do Diretório Central dos Estudantes da FACHA – DCE Wladimir Herzog. Agora chegou a hora de repassar todo o acumulo de experiência recebida durante este produtivo período, com o objetivo de incentivar a participação de futuros alunos, para que a movimentação positiva não pare.

A reativação do DCE Wladimir Herzog foi um importante passo para a representação estudantil da FACHA. O Diretório, que leva o nome do, covardemente assassinado jornalista Wladimir Herzog, durante o regime militar, esteve desativado durante dois anos, sem perspectiva de mudança. Durante o 1º semestre de 2009 criou-se a Comissão de Reativação do DCE, com o objetivo de informar sobre as funções e a importância do DCE, além de recrutar a comissão eleitoral e alunos interessados em formar uma proposta de chapa, sem filiação a partidos políticos e de gestão colegiada, aonde todos os membros tem o mesmo peso.

A comissão conseguiu recrutar 15 alunos dos campi Méier e Botafogo, das habilitações de Jornalismo, Direito e Turismo. Apesar do expressivo número de alunos interessados e inscritos, muitos não continuarãm na gestão, pedindo pra sair antes mesmo dos três primeiros meses.

Ainda assim, a gestão continuou e garantiu a representação estudantil da FACHA em importantes espaços. Foram eles:

Participação como delegado no 51º Congresso da UNE – CONUNE (http://www.une.org.br/congresso/51Congresso/), que reuniu cerca 15 mil estudantes, de todo o país, e foi realizado na Universidade Brasília - UnB, em Brasília de 15 a 19 de julho de 2009. Acompanhado pelo Coletivo de Oposição de Esquerda da UNE – Levante - (http://coletivolevante.wordpress.com/), a participação no congresso revelou a disputa política que acontece neste momento dentro do movimento estudantil. De um lado, a apelidada pela oposição de pelegada majoritária da UNE, composta, em sua maioria, por membros da União da Juventude Socialista (http://www.ujs.org.br/site/portal/), que apóia o atual plano de governo e inclusive manifestou esta posição durante o congresso, apoiando o REUNI, ProUNI e informando o grande número de novos alunos que o programa beneficiou, e apoiando também a futura candidata, Dilma Roussef. Do outro lado, a Oposição de Esquerda que levantou e provocou sobre o ProUni e REUNI, com o posicionamento de que expansão universitária sem o devido financiamento é sucateamento do ensino público, e também de que o favorecimento, em formas de incentivos, à instituições privadas, deixa de garantir o investimento no ensino público, gratuito e de qualidade. O congresso votou também o novo presidente da entidade, tendo como eleito o aluno da USP Augusto Chagas (http://www.une.org.br/congresso/noticias/indexDetalhe.asp?ccd=112).



Participação como delegado no 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE – CONEG, (http://ueerio.blogspot.com/2010/03/o-58-coneg-da-une-se-aproxima.html) realizado entre os dias 22 e 25 de abril, de 2010, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus Ilha do Fundão.

O CONEG reuniu DCEs, UEEs, entidades municipais, executivas e federações de cursos de todo o país e discutiu um projeto de direcionamento do Movimento Estudantil que envole questões da sociedade, ensino privado e público e do própio ME. Novamente no embate político, tivemos um quadro de significativa importância devido ao tema: de um lado a majoritária da UNE defendendo 50% do Pré-Sal para a Educação, de outro, a oposição de esquerda defendendo que antes do debate de definir 50% do Pré-Sal para a educação é preciso garantir que a Petrobrás seja 100% Estatal e de controle público, já que hoje a maioria de suas ações está em mãos do capital estrangeiro ( segundo Sindicato dos Petroleiros - http://www.sindipetro.org.br/ )

A gestão participou também do acompanhamento da construção da Conferência Nacional de Comunicação, estando presente em algumas das reuniões da organização. Aonde encontramos um ativo grupo denominado Rio Pro-Conferência (http://rioproconferencia.blogspot.com/), que possui entre seus membros, coletivos de comunicação, blogueiros, projetistas, coordenadores de núcleos de rádios e agências de comunicação comunitária e a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação – ENECOS. A comissão Rio Pro-Conferência encaminhou propostas para serem aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro em Brasília.

Participação como delegado na Conferência Estadual de Comunicação, aonde se discutiu a TV à cabo, e sua inviabilidade de acesso às comunidade de baixa renda. Durante a conferência foi feita a denuncia contra a NET que esburacou as ruas do Rio, e que não se ofereceu nada à população em contrapartida. Houve também o debate sobre o conteúdo oferecido pela TV aberta e paga, e a questão das concessões públicas de TV e Rádio. ( para saber mais sobre o tema: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=566IPB007 )

Participação no Conselho Superior da FACHA (Consup), realizado no dia 7 de outubro de 2010, aonde estiveram presentes todos os coordenares de curso, além da integrante da mantenedora Márcia Alonso e do professor Hélio Alonso. O Conselho falou sobre as exigências do MEC, apresentou a nova coordenação de Direito e colocou em votação a alteração do nome do curso de radialismo para audiovisual, e que foi aprovada. Ressaltou-se a importância de propor projetos de pesquisa. Informou-se que o site da FACHA irá passar por uma reformulação, inclusive em seu conceito, que irá garantir a publicação participativa dos alunos. O DCE entregou uma lista emergencial de solicitações e que pde ser vista por todos que fazem parte da lista do Yahoo grupos do Movimento Estudantil e dos alunos da FACHA.



Participação como Comissão Organizadora do Encontro Regional dos Estudantes de Comunição – ERECOM Rio 2010. O Encontro é organizado pela Regional Rio - Sudeste 2 da Executiva Nacional dos Estudantes – ENECOS. O ERECOM Rio 2010, aconteceu de 8 a 12 de outubro no Colégio Universitário da UFF (Coluni), em Niterói e promoveu debates sobre a qualidade de formação do comunicador, democratização da comunicação, combate às opressões, políticas de comunicação e articulação de movimento de base, além também de oferecer oficinas e núcleos de vivências. O Encontro contou com espaços auto-gestionados, aonde alunos de comunicação puderam apresentar seus trabalhos e propor a reflexão sobre diversos temas. Alunos formaram grupos de discussão sobre as diversas formas de se fazer comunicação, sobre a publicidade dirigida à criança, mercantilização do corpo da mulher na mídia, política de segurança e de drogas, repressão policial, que, inclusive contou com a participação de membros do Coletivo Cultura Verde (http://coletivoculturaverde.wordpress.com/)

A Executiva Nacional do Estudantes de Comunicação tem como objetivo, provocar o debate sobre os diversos aspectos da comunicação, desde a formação do comunicador, até a difusão do conteúdo na grande mídia, e tamém nas mídias independentes. A ENECOS defende o Ensino público, gratuito e de qualidade, de acesso universalizado, e também um projeto popular de comunicação.

A ENECOS recentemente publicou seus posicionamentos sobre o a obrigatoriade do diploma de Jornalismo (http://www.enecos.org/blog/nota-publica-da-enecos-esclarecendo-posicionamento-acerca-do-diploma-tirado-no-xvii-congresso-brasileiro-dos-estudantes-de-comunicacao-social-em-sao-paulo/ ) e sobre as diretrizes curriculares (http://www.apropucsp.org.br/apropuc/index.php/movimentos-sociais/3144-nota-oficial-de-posicionamento-politico-da-executiva-nacional-dos-estudantes-de-comunicacao-social-enecos-sobre-as-novas-diretrizes-curriculares-para-o-curso-de-jornalismo-ndj)

Mais em : http://www.enecos.org/blog/tag/regional-rio/

http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Enecos-Regional-Sudeste-II/110449399016864

http://www.enecos.org/erecomrio/


Participação como representante do DCE FACHA no 6º Encontro de Comunicação Comunitária, realizado no dia 19 de outubro de 2010, no SESC Santa Luzia, no Centro do Rio. No encontro estavam presente articuladores comunitários, produtores de mídia independente, tais como: Agência de Mídia Livre - http://www.agenciamidialivre.org/2010/04/aula-inaugural.html , União e Inclusão de Redes em Rádio – UNIRR (http://www.unirr.org.br/), Redes Comunitárias do SESC (http://www.redescomunitarias.org.br/Default.asp), e a recém-nascida Associação Nacional dos Torcedores (http://www.torcedores.org/), que inclusive foi convidada para se apresentar aos alunos da FACHA.

O encontro teve como base do debate o conteúdo de comunicação e as diversas formas de produzir e disseminar conteúdo. No encontro foi divulgado a ExpoBrasil que acontecerá de 1 a 3 de Dezembro no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro, e que visa promover a mobilização e a troca de experiências entre atores sociais que participam do processo de construção do desenvolvimento local no País.



.A gestão agora irá convocar uma Assembléia dos Estudantes da FACHA para:

1.Repassar os informes sobre o acumulo político e a participação nestes espaços

2.Informar sobre as próximas eleições da nova gestão do DCE Wladimir Herzog, e dos DA´s

3.Apresentar um documento com o conjunto de idéias levantadas pela gestão, e que será votada para futuramente ser apresentada ao Conselho Superior da FACHA (Consup).

Para participar da lista do Yahoo grupos FACHAEMMOVIMENTO, que é grupo virtual aberto do movimento estudantil da FACHA, e não apenas do DCE, ande se faz todo o tipo de articulação. Enviem um e-mail em branco para fachaemmovimento-subscribe@yahoogrupos.com.br e receberão depois um e-mail para confirmar a entrada no grupo.









posted under | 0 Comments

Apresentação da banda "Se essa Orquestra Fosse Minha" na Cultural do ERECOM Rio 2010, de graça

Neste sábado, às 22h, o Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação do Rio - ERECOM Rio 2010 abrirá as portas para outros estudantes e público em geral. O evento terá entrada franca, porém, os interessados em participar devem enviar um e-mail até as 21h, para erecomrio2010@gmail.com, informando nome e RG.

Sábado se apresenta a banda de música brasileira "Se Essa Orquestra Fosse Minha". Com muita descontração a banda interpreta canções de sucesso da música popular brasileira e promete agitar o encontro.

Cerveja gelada, agua, refri e matte estão garantidos, assim como muita comunicação e socialização.









posted under | 0 Comments

Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação do Rio #ERECOMRIO2010 rolando no Coluni em Niterói

Está acontecendo, no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), na UFF, em Niterói o Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação do Rio.

O Encontro vai acontecer até 12 de outubro e irá debater sobre democratização da comunicação, qualidade de formação do comunicador, combate as opressões, políticas de comunicação e articulação de movimento de base.

O encontro conta ainda com painéis, vivências em rádios comunitárias, agências de notícias independentes e institucionais.

Na parte da noite o ERECOM promoverá, com entrada franca, apresentações culturais, com objetivo de integrar os estudantes. Haverá shows de reggae, música brasileira e rap estilo livre.

Para poder chegar no evento e curtir a parte das Culturais do ERERCOM Rio 2010, os interessados devem enviar um e-mail com nome e RG até 21h para . erecomrio2010@gmail.com









posted under | 0 Comments

Inscrições abertas para o Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social do Estado do Rio

Acontecerá na cidade de Niterói, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2010, na Universidade Federal Fluminense (UFF)o Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social do Rio de Janeiro, Erecom Rio.

O encontro reunirá cerca de 300 estudantes de cursos de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, Produção Editorial, Radialismo, além de cursos afins como Estudos de Mídia e Produção Cultural, para discutir a atual conjuntura da comunicação no Brasil e no mundo, e pensar formas de construir uma sociedade e uma comunicação mais democrática.

O Erecom Rio é uma iniciativa da Regional Rio (sudeste 3) da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) e dos Centros ou Diretórios Acadêmicos de Comunicação Social da UFF, UERJ e UFRJ. O encontro tem caráter cultural, social, político, científico e lúdico. A programação inclui painéis, debates, mostras culturais, oficinas, espaço de apresentação de trabalhos acadêmicos, shows e outras atividades que propiciem a integração e o intercâmbio de experiência entre os participantes.


Inscrição e Programação completa em: ENECOS.ORG/ERECOMRIO




Share

posted under | 0 Comments

Debate com candidatos ao Senado sobre democratização da comunicação acontece nesta segunda-feira

*Plataforma da comunicação democrática*

Debate com candidatos de diversos partidos ao Senado, Câmara dos Deputados e
Assembléia Legislativa sobre propostas para a democratização a comunicação
-13 de setembro, segunda, 19h. Local: CREA- RJ (Rua Buenos Aires,
nº40/5ºandar, Centro – Rio de Janeiro).

O Movimento Rio Pró-Conferência de Comunicação lança a Plataforma por uma
Comunicação Democrática do Rio de Janeiro no dia 13 de setembro,
segunda-feira, às 19h, no auditório do CREA-RJ, localizado na rua Buenos
Aires, nº40/5ºandar, Centro, Rio de Janeiro – RJ. A Plataforma* *tem como
bases as resoluções da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), bem
como das Conferências preparatórias realizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Após a apresentação das propostas, os candidatos vão se posicionar sobre
elas e responder a perguntas dos participantes do plenário através de
sorteio. Até o dia 6 de setembro se inscreveram candidatos do PT, PSol,
PSTU, PDT e PV.

*Confecom* - A etapa nacional da Confecom foi realizada em dezembro, em
Brasília. Os movimentos envolvidos na causa esperam que o caderno de
resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação com mais de 600
propostas se torne um documento central para as organizações e movimentos
sociais que lutam pela efetivação do direito à comunicação no país. Nele,
existem propostas que há muito tempo são defendidas por estas organizações
que tratam da produção de conteúdo, meios de distribuição e direitos e
deveres e finalidades educativas e culturais da programação, para o setor.

Os exemplos mais lembrados são: a constituição de Conselhos de Comunicação
com poderes deliberativos; a transformação da banda larga em um serviço em
regime público; proibição da publicidade direcionada às crianças;
regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas; apoio às rádios
comunitárias; a defesa dos direitos humanos; o fim dos pacotes fechados na
TV por assinatura, a regionalização e presença da produção independente no
rádio e na TV e o restabelecimento da exigência do diploma para os
jornalistas, entre outros.

A grande maioria das propostas aprovadas demandam iniciativas legislativas
nas esferas estadual e nacional para serem implementadas, daí a importância
de um posicionamento claro dos partidos e seus candidatos a cargos
parlamentares. O debate é aberto a todos.

Fonte: riodemocraciacomunicacao@gmail.com - Informações a adesões pelo e-mail






posted under , | 0 Comments

Webjornal seleciona estudantes para programa de capacitação (RJ)

O Webjornal O Estado RJ, seleciona estudantes para Projeto Futuro jornalista.

Estudantes de jornalismo a partir do 4º período, que queiram exercitar sua redação e talento e criar um portfólio. Mesmo que esteja estagiando ou trabalhando em outro lugar.O horário é livre.

INFORMAÇÕES SOBRE O WEBJORNAL:
O site não tem fins lucrativos. É um projeto voltado para estudante de jornalismo (ou formado que queira participar), com objetivo de descobrir novos talentos, criar um portfólio e lançá-lo no mercado de trabalho capacitado profissionalmente.

OPORTUNIDADES:
Editorias com vagas em abertos: CIDADE RJ (2), SAÚDE (2), MEIO AMBIENTE (3), ENTRETENIMENTO (2), VARIEDADES (2).

SOBRE AS MATÉRIAS:
As matérias sairão assinadas e nome inserido no expediente do Webjornal O Estado RJ (www.oestadorj.com.br). E terão uma credencial como identificação. Com direito a um certificado ou declaração que participou do projeto ao término do contrato.

NÚMERO DE VAGAS: Mais de 3 vagas.

Os interessados deverão enviar currículo para: econtato@oestadorj.com.br
* Colocar no assunto do email a editoria de sua preferência.

Via: Cultura & Oportunidade



Bookmark and Share

posted under | 0 Comments

Relatoria da última reunião DCE

Estiveram presente os membros do DCE: Leandro e Emerson e colaborador Jean. Como ainda estamos sem sala a renião aconteceu no pátio da Facha entre 19h e 20h30.


Definimos nos concentrar, até a posse da próxima gestão, em 5 ações (não necessariamente nessa ordem de importância ou urgência):

1 - Transformar a ideia do Trote Solidário (que acabamos não fazendo durante a calourada) em Campanha Solidária, arrecadando doações de itens para crianças (brinquedos, fraldas descartáveis, materiais escolares etc) e fazendo a entrega num evento reunindo alunos da Facha e crianças carentes de uma entidade (Emerson sugeriu o orfanato Casa da Tia Edith, de Higienópolis);

2 - Arte no Pátio (que também estava na programação da Calourada e não fizemos) - música, cinema, teatro, artes visuais, cultura popular em apresentações de 20 minutos nos intervalos das aulas;

3 - Campanha de reivindicações internas ("lançada" na Calourada) - trabalhar as principais reivindicações dos alunos junto à direção;

4 - Concurso da Logo do DCE ("lançado" na Calourada)

5 - Debates sobre Movimento Estudantil e políticas públicas de juventude (iniciados na Calourada)

Para dar visibilidade a essas ações pensamos em criar um boletim eletrônico do DCE, a princípio sem periodicidade definida, onde teríamos pequenas notícias sobre a implementação dessas ações e outros assuntos de interesse dos estudantes.

Não fizemos uma avaliação "profunda" da Calourada. Passamos direto para o planejamento das próximas atividades

E aí, quem pode ajudar em cada ação?

Bookmark and Share

posted under | 0 Comments

ECO - UFRJ oferece curso de Jornalismo de Políticas Públicas Sociais

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, através da Escola de Comunicação - ECO está com inscrições onlines abertas até 25 de agosto para a 8a. Edição do Curso JPPS - Jornalismo de Políticas Públicas Sociais.

As inscrições podem ser feitas neste link O curso possui carga horária de 60 horas-aula e as aulas acontecrão as segundas-feiras, das 9h30 às 13h, no Auditório da CPM-Campus UFRJ da Praia Vermelha. O curso será realizado no período de 30 de Agosto a 20 de Dezembro.




Oportunidades

posted under | 0 Comments

Semana de Calourada FACHA

O Diretório Central dos Estudantes da FACHA - DCE Wladimir Herzog programou uma semana de atividades para recepção dos novos calouros. O objetivo desta iniciativa é apresentar o DCE para os recém chegados, suas atribuições e promover a integração entre calouros e veteranos.

Durante toda a semana (16 a 20/08)

Progamação:

Trote solidário

Recolher doações de itens de utilidade especificamente das crianças, como material escolar, fraldas descartáveis e brinquedos. A idéia é que a campanha de arrecadação se estenda por um mês e não seja restrita apenas aos calouros. As vésperas do Dia das Crianças (12/10) organizaremos uma atividade de entrega das doações.


Quarta-feira (18/08)
19h - Debate “A Facha e o Movimento Estudantil”

Exibição do documentário “Um Palco para Reflexões” com apresentação e/ou comentário de Júlio Miranda, diretor do filme e ex-aluno da Facha e debate com Vladimir Palmeira, professor da Facha e ex-militante do Movimento Estudantil.


Quinta-feira (19/08)
9h30 - Debate “A Facha e o Movimento Estudantil”

Exibição do documentário “Um Palco para Reflexões” com apresentação e/ou comentário de Júlio Miranda, diretor do filme e ex-aluno da Facha e debate com Cid Benjamin, professor da Facha e ex-militante do Movimento Estudantil.


Sexta-feira (20/08)

“Se essa orquestra fosse minha”
Apresentação da orquestra formada por alunos e ex-alunos da Facha.









Bookmark and Share

posted under | 1 Comments

AIB oferece cursos gratuitos para jornalistas e profissionais liberais

A AIB está oferecendo uma série de cursos gratuitos para jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários, líderes comunitários e profissionais liberais em geral. O primeiro curso será no dia 12/7 e será um intensivo de Assessoria de Imprensa. Até 23/8, a Associação estará oferecendo a possibilidade de capacitação e atualização dentro da área de jornalismo.
Todos inscritos receberão um e-mail de confirmação ao atingir o número de no mínimo 10 alunos. Será fornecido certificado de participação.


Serviço:
Local dos cursos: Avenida das Américas 3333, auditório Blue Chip


Agenda:


ASSESSORIA DE IMPRENSA - dia 12/07 (segunda-feira) – Curso intensivo 9:00 às 17 horas, com parada para almoço às 12:30, retornado às 14 horas.

TÉCNICA DE JORNALISMO - dia 19/7 (segunda-feira) - Curso intensivo 9:00 às 17 horas, com parada para almoço às 12:30, retornado às 14 horas. Confirmado.

WEBJORNALISMO - dia 9/8 (segunda-feira) - Curso intensivo 9:00 às 17 horas, com parada para almoço às 12:30, retornado às 14 horas. Curso somente para quem possui um laptop.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 23/8 - Curso intensivo 9:00 às 17 horas, com parada para almoço às 12:30, retornado às 14 horas.
Ao atingir o número de 40 pessoas (número máximo do auditório), não será aceita novas inscrições nos cursos. Aproveite esta chance.

Inscreva-se hoje pelo e-mail: portalaib@aib.org.br



Bookmark and Share

posted under | 1 Comments

Como faço pra me integrar a equipe do DCE ?

É possível integrar a equipe do DCE, oficialmente, através da inclusão do nome na equipe por meio de assembléia geral dos estudantes ( os alunos votam se permitem, ou não, a alteração na equipe eleita - convoca-se uma assembleia para isto).

2- Criar uma Chapa para as próximas eleições "outubro 2010".

É possivel também integrar a equipe do DCE de forma colaborativa , na participação de projetos específicos ( cine-clube, projetos de integração, ou núcleo de comunicação) com todos os devidos créditos de participação garantidos.

Qual sua pergunta?

posted under | 0 Comments

Como faço pra me integrar a equipe do DCE ?

É possível integrar a equipe do DCE, oficialmente, através da inclusão do nome na equipe por meio de assembléia geral dos estudantes ( os alunos votam se permitem, ou não, a alteração na equipe eleita - convoca-se uma assembleia para isto).

2- Criar uma Chapa para as próximas eleições "outubro 2010".

É possivel também integrar a equipe de forma colaborativa , na participação de projetos específicos ( cine-clube, projetos de integração, ou núcleo de comunicação) com todos os devidos creditos de participação garantidos.

Qual sua pergunta?

posted under | 0 Comments

Sou aluna da Facha, turno da noite, e nunca estamos por dentro do que vem sendo feito pelo DCE. Achamos até que nada vem sendo feito. pergunta: como o DCE da Facha vê o fato da faculdade ter dado a conta de publicidade para uma agência de fora?

Olá aluna, o DCE possui no momento uma equipe reduzida de alunos, o q vem atrasando processos. Das 15 pessoas inscrita na chapa restaram oficialmente 5 atuando ativamente. Estamos dando um gás na comunicação através deste espaços virtuais. A inteção é manter um contato constante e produtivo. (visite o blog www.fachaemmovimento.blogspot.com). Sobre a conta de publicidade nada nos foi informado desta decisão. Vamos procurar apurar nos conselhos deliberativos do qual faz parte o DCE e alunos da FACHA. Sugerimos que os alunos de publicidade se reúnam a fim de criar um Diretório Acadêmico de Publicidade para tratar das questões relativa ao curso( professores, metodologia,projetos de extensão, etc.

Att,

Lmattos87@hotmail.com , representante de comunicação DCE

Qual sua pergunta?

posted under | 2 Comments

formspring.me

Tire suas dúvidas sobre Tire suas dúvidas sobre o DCE da @FaculdadeFACHA e #MovimentoEstudantil no http://formspring.me/DCEFACHA

posted under | 0 Comments

Já começaram os pré-encontros para o Encontro Nacional dos Estudantes Comunicação

Começou no sábado passado, na UFRJ, os pré-encontros para o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social(ENECOM). O ENECOM 2010 irá acontcer em julho na Paraíba. A participação nos pré-encontros é um pré-requisito para participar do ENECOM. O próximo pré-encontro acontece neste sábado(29/05) em local e hora ainda a definir.

Para ficar por dentro dos pré-encontros e do ENECOM acesse:

http://www.enecos.org/

http://www.enecomparaiba2010.blogspot.com

http://twitter.com/enecom2010

Festa Literária de Santa Tereza - FLIST - acontece neste final de semana

Acontecerá entre os dias 15 e 16 de maio no bairro de Santa Tereza, a FLIST, Festa Literária de Santa Tereza. A Festa reúne diversas apresentações, performances, teatro, poesia, música e literatura, além de oficinas e espaço gourmet. Mais info em http://bit.ly/ckfmha


Bookmark and Share

posted under | 0 Comments

Palestra com Senador Fransico Dornelles sobre questão do petróleo: pré-sal e estados produtores










Relatoria Reunião do DCE em 5 de maio

Estiveram presente os do DCE, Tadeu -Direito, Phlippe- Direito, Emerson – Jornalismo,Rafael-Turismo,Leandro-Jornalismo.

Compareceram como observadores os alunos: Josuel- Direito, Renan- Direito

Pauta:

Cartilha DCE
Assembléia
Próximas Ações

-------------------------------------
Cartilha DCE

Será produzida pelo coletivo de estudantes do DCE uma cartilha contendo O QUE É UM DCE?, COMO FUNCIONA?, QUEM SÃO OS REPRESENTANTES?, IMPORTâNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL(Sugestão de texto*incluir a necessidade de um esforço extra todos os dias para melhorarmos nossa sociedade)

Principais informes: Divulgação Concurso do Petróleo, Participação no CONEG, Próximas ações: Festa Junina - Campeonato de Futebol – (Sugestão: Convocar para a participação)

Divulgação das redes sociais da FACHA em Movimento e do e-mail do DCE
---------------------------------

Convencionou-se que após a distribuição e assimilação das cartilhas será convocada a primeira assembléia geral dos estudantes convocada pelo DCE.
----------------------------------------------------------------------------------
Sugeriu-se Realizar atividades de integração para o fim deste semestre

Campeonato de Futebol

Festa Junina


Demandas:


Pesquisar datas e localidades dos Encontros regionais e nacionais de Direito, Turismo e Comunicação.

posted under | 2 Comments

Campanha RecuperaAção Rio e o Multirão Solidário

Encaminho o texto para a divulgação da Campanha RecuperaAção Rio e o Multirão Solidário que irá acontecer neste sábado 1° maio.

Campanha RecuperaAção Rio Por uma iniciativa dos alunos da FACHA a Campanha RecuperaAção Rio, está acontecendo na FACHA com o objetivo de ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio em abril. Quem puder ajudar pode fazer doações de roupas, artigos de higiene e alimentos não perecíveis, e entrega-los na Biblioteca do Campus 1.

O Diretório Central dos Estudantes da FACHA - DCE Wladimir Herzog, entrou em contato com a Defesa Civil do Rio se disponibilizando a ajudar. A informação que recebemos é que as principais demandas no momento é a arrecadação de sacos resistentes, extrato de tomate, sal, enlatados e fubá, e, além de arrecadação de doações, a Defesa Civil está precisando de mão de obra voluntária para ajudar na montagem e distribuição das cestas báscias. O DCE da FACHA conseguiu mobilizar um ônibus para este sábado (01/05) para ir até Niterói aonde estão as doações arrecadadas para ajudar com a montagem das cestas básicas. Concentração 8h campus- 1 - FACHA , R Muniz Barreto , 51, Partida 8h35. Previsão de retorno às 17h.




posted under | 0 Comments

Nova profissão para jovens ajuda a acabar com o abuso do álcool

Segunda, 26/04/2010

Agentes Comunitários de Comunicação

Fonte: Rádio CBN

posted under | 0 Comments

Show da Banda Alforria Reggae dia 15, às 20h, no auditório da FACHA campus 1

posted under | 0 Comments

Festival Internacional de Documentários " É Tudo Verdade 2010" começa amanhã ( de graça)

Começa amanhã é segue até o dia 18 de abril a 15ª edição do Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade 2010". O Festival irá apresentar 18 documentários nacionais inéditos, além de outros 71 documentários vindo de 27 países. As exibições acontecerão em diversas salas de cinema do Rio.

Para acessar a programação completa e o endereço das salas clique no link

http://bit.ly/9MslZe


Fonte: 0800 Rede Jovem


Bookmark and Share

9ª mostra do Fime Livre no CCBB

Até o dia 8 de abril o Centro Cultural Banco do Brasil recebe a nona edição da Mostra do Filme Livre.

Serão apresentados diversos filmes dos mais variados estilos e gêneros.

A entrada é franca, e a retirada dos ingressos devem ser feitas com uma hora de antecedência da sessão.

O CCBB fica na R. Primeiro de Março,66, e funciona de 10h às 21h.

mais info da programação no site www.mostralivre.com

outras oportunidades gratuitas em 0800.redejovem.org.br





Bookmark and Share

posted under | 0 Comments

Viradão Carioca 2010: Secretaria de Cultura está recebendo sugestões de atividades

Viradão Carioca 2010

A Secretaria Municipal de Cultura está recebendo até a próxima sexta-feira (19) material e sugestões de artistas e produtores para a programação do Viradão Carioca, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de abril deste ano. O evento vai ocupar toda a cidade com 48 horas de programação gratuita.
Além de atividades de rua, com grandes, médios e pequenos palcos, a Cultura vai oferecer atrações diversificadas em todos os seus equipamentos, incluindo teatros, lonas culturais, centros culturais e bibliotecas municipais. Todas as áreas serão contempladas, oferecendo ao público música, dança, artes plásticas, cinema, teatro e circo.

A comissão de programação do Viradão está recebendo propostas até o dia 19 de março, no Protocolo do 2º andar da Prefeitura - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova. Citar Viradão Carioca 2010 no envelope.

Serão montados 6 grandes palcos - Cinelândia, Leme, Rio das Pedras, Piscinão de Ramos, Penha (com o Palco sobre rodas) onde serão apresentadas grandes atrações, mas há tb os espaços da SMC e as praças e ruas como complementos. Essas complementares estão sendo contratadas pela SMC.

OS SÓRDIDOS*

OS SÓRDIDOS*

* *

* *

Laerte Braga

Se o FANTÁSTICO exibir a rainha Elizabeth IIª saindo de uma de suas
carruagens e dirigindo-se ao parlamento pulando num pé só, boa parte da
classe média brasileira e de países cristãos, ocidentais e democráticos
aparecerá, na segunda-feira, pulando num pé só. A moda saci pererê que algum
dos grandes veículos da grande mídia atribuirão a extraordinária presença do
Brasil no mundo, à capacidade de percepção de sua majestade, a que fomos
feitos para andar pulando num pé só. Ou numa perna.

Não demorará muito e Ana Maria Braga vai exibir uma entrevista com uma atriz
e um ator globais que irão explicar as vantagens de se andar pulando num pé
só, com ênfase na descoberta interior que esse tipo de caminhar provoca.

Et por cause surgirão academias especializadas na matéria, profissionais de
gabarito aptos a colocar todos pulando e caminhando num pé só e, não podem
faltar, gurus do novo modo de ser, plenamente justificado por psicólogos,
psicanalistas e psiquiatras do espetáculo, como sendo uma vocação do homem,
do ser humano, andar pulando numa perna ou num pé só.

Um guru dirá e isso irá reforçar a convicção de cada “saci” que pular num pé
só será a forma mais direta para se atingir o Nirvana. Edir, o Macedo, vai
anunciar a nova “igreja”, a Universal do Reino de Deus de um pé só. O dizimo
deverá ser mais alto, não tenha dúvidas, já que a vida eterna cercada de
anjos, querubins, etc, será garantida com certificado assinado por Cristo. O
bispo, não é trouxa, vai dizer que tem procuração com plenos poderes para
que assim o seja.

Bento XVI vai ungir essa “nova espécie” dizendo que a pedofilia e todos os
escândalos financeiros do Vaticano se deviam a essa mania de ser bípede que
o ser humano carregava em si, obra do demônio. Haverá exorcismo, com
exorcistas treinados em Wall Street e no coral da diocese do irmão de “sua
santidade”

No curso, na seqüência da sociedade de um pé só, clínicas se habilitarão a
retirar o adereço desnecessário, o outro pé, ou a outra perna e logo
choverão mandados de segurança para garantir que todos tenham direito a esse
benefício via SUS, isso no Brasil.

Vai ser a esquerda, ou vai ser a direita? É o direito de opção.

Canais de tevê especialistas em assuntos desse jaez montarão programas
especiais para explicar que Nostradamus havia previsto que assim o seria e
que Charles Darwin nas entrelinhas já se referira à sociedade dos de um pé
só. Tudo com fundamento genético nos laboratórios do doutor Obama Silvana.

Há uma campanha sórdida contra a ministra Dilma Roussef na grande mídia e na
rede mundial de computadores, a internet. Na grande mídia a batalha é
travada de uma forma aparentemente limpa, asséptica, com anestesia (mas para
anestesiar o leitor, telespectador ou ouvinte), na net, sem a menor
preocupação com argumentos, mas recheada de mentiras e comentários típicos
de pessoas sórdidas, cujo único objetivo é permitir que o País volte às mãos
de gente como José Collor Arruda Serra.

Numa situação dessas vai ser o país dos que andam de quatro. Num sacrifício
extremo para estar por dentro do modelo, de três. Curvam-se e saem pulando.
A perna/pé adereço fica para o alto. Não vão faltar aqueles que mostrarão os
benefícios e vantagens para o corpo.

O jornalista Luís Nassif tem sido vítima de duas quadrilhas. VEJA e FOLHA DE
SÃO PAULO. Buscam transformar fatos em versões dentre outras razões, por
Nassif ter criticado as políticas de Arruda Serra na SABESP (companhia de
saneamento básico do estado de São Paulo). Arruda Serra é a aposta dessa
gente para tomar posse da chave do cofre novamente, logo, quem quer que o
critique há que ser crucificado Arruda Serra é intocável.

Atira-se um tiro a esmo, o da ministra Dilma ter sido guerrilheira. Omite-se
que à hora do aperto, preso no estádio nacional de Santiago, no dia do golpe
contra Allende, Arruda Serra foi salvo por FHC que correu à Fundação Ford
dizendo que se responsabilizava pelo antigo líder de esquerda. Arruda Serra
não só saiu do estádio, onde naquele mesmo dia foram assassinadas centenas
de pessoas, como mudou de lado e forrou as tripas, digamos assim.

Guevara preferiu morrer por seus ideais. Não se conhece fato que possa a ele
ser imputado que desabone seu caráter, ou sua extraordinária personalidade.
É reverenciado mesmo pelos jovens, os que não conheceram o tempo de suas
lutas exatamente por isso. Não virou quando vivo um Arruda Serra. Dilma
mantêm-se Dilma ao longo de toda a sua vida e essa capacidade de não se
metamorfosear nos interesses dos donos, incomoda. São desejáveis os
compráveis como Arruda Serra, ou antes FHC. Indesejados os que não se
vendem.

Não se faz menção ao fato de Dilma Roussef ter sido uma resistente de um
regime de barbárie e boçalidade, onde as pessoas eram presas sem culpa
alguma, torturadas, estupradas e assassinadas pelos defensores da
“democracia”.

A sordidez dessa gente não inclui esse tipo de concessão.

Cerca de 20% dos alemães sentem saudades do muro de Berlim. O resultado da
pesquisa foi publicado no jornal BILD. Um dos mais sérios problemas do
governo da Alemanha reunificada é o da depressão em alemães orientais. Não
se adaptaram ao modelo capitalista. Como disse o jogador sérvio Petkovic a
Ana Maria Braga, no socialismo ele não conheceu fome, nem dificuldades, a
fome e a dificuldade surgiram com o fim do socialismo.

O numero de bilionários na Rússia, principal república da extinta União
Soviética, dobrou a despeito da crise econômica que afeta o país. Os
especialistas afirmam que a política econômica do governo optou por
emprestar dinheiro à iniciativa privada – dinheiro público – e assim
assegurar condição privilegiada a determinados setores da economia em
detrimento da população.

“Essa peculiar política econômica permitiu que muita gente ganhasse dinheiro
com a crise, em vez de obter benefícios desenvolvendo a produção”. É o ponto
de vista de Roman Bazohk e foi publicado na NEZAVISIMAYA GAZETA. Bazohk é
empresário.

Maxim Koshulinski, editor da versão russa da revista FORBES, explicou que
“os magnatas russos aproveitaram sua amizade com o poder para conseguir uma
vital reestruturação de suas dívidas em plena crise”.

Igor Chubais, economista, disse ao jornal econômico VEDOMOSTI que “esse
crescimento do número de bilionários é uma prova monstruosa da personalidade
anti social do nosso Estado e não significa que a Rússia esteja saindo da
crise”.

Da crise saem os amigos do poder, saem setores da iniciativa privada, a
versão russa do esquema FIESP/DASLU (sonegação, mentiras, chantagem,
extorsão, etc), montados no dinheiro público. Na exploração do trabalhador.

As elites econômicas, que em qualquer lugar do mundo são apátridas, já estão
preparando as classes médias de seus respectivos países para que entendam
que a melhor forma de andar é pular num pé só. De preferência nem bípede,
nem quadrúpede, mas “trípede”, vale dizer, rastejando com modelos piratas
FIESP/DASLU e montada na ilusão cosmética do espetáculo capitalista.

Já a classe trabalhadora, ou acorda e percebe que o dilema é lutar ou lutar,
ou acaba classe média sem direito a sequer passar no passeio FIESP/DASLU. No
máximo churrasquinho ou cachorro quente num trailer de esquina.

E tome FOLHA DE SÃO PAULO, tome VEJA, tome GLOBO. Assim que atingir o
estágio “trípede absoluto”, o que sobrar do cérebro e da capacidade mínima
de se olhar no espelho, baixar a cabeça diante da própria sordidez, vai ser
extraído por desnecessário.

Duas horas diárias de Ana Maria Braga, uma de FANTÁSTICO por semana, JORNAL
NACIONAL todos os dias após o cachorro quente das oito e BBB durante três ou
quatro meses do ano para entender que a solução é José Collor Arruda Serra,
o tal do “vote num careca e leve dois”.

E é até simples entender isso. À época tucano/DEM essa gente padrão Daniel
Dantas, José Collor Arruda Serra, Tasso Jereissati, Demóstenes Torres e a
miss desmatamento Kátia Abreu, esse gente andava impune. Agora, alguns estão
indo para a cadeia. Inaceitável para a classe média. Ávida de prestar e
mostrar serviços e caráter subalterno sem qualquer restrição, princípio ou
vestígio de dignidade.

Importante é sair pulando numa perna só. Ou num pé só.

Se você faz parte dessa turma, trate de ir treinando.

Caso contrário resista ao caráter sórdido desses profetas da verdade
absoluta.

E se as elites entenderem que a rainha Elizabeth IIª estiver meio fora de
moda para uma “revolução” desse porte, que tal uma sister e um brother do
BBB com Bial gritando que “credibilidade não importa” e saindo
desmesuradamente puxa saco na caravana da cidadania heróica, arrecadando
fundos para um panteão dos “nossos heróis”?

Pode levar Miriam Leitão para servir de espantalho em lugares eventualmente
considerados inóspitos, mas nunca Lúcia Hipólito a usinas de álcool de
usineiros/latifundiários do Nordeste.

Aí a “revolução do ser trípede” vira esculhambação. Sordidez explícita,
aquela proibida ou desejável que o seja, para menores de dezoito anos.

Fonte: Rede 3Setor



Bookmark and Share




Blogger: Facha em Movimento - Editar postagem "OS SÓRDIDOS*"

posted under | 0 Comments

Fórum Social Urbano paralelo ao Fórum Urbano Mundial

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam para o Fórum Social Urbano, em luta pelo direito à cidade, pela democracia e justiça urbanas

De 22 a 26 março de 2010, a cidade do Rio de Janeiro recebe o V Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU. Espera-se que o encontro reúna cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo. Em suas várias edições, esse evento tem sido incapaz de abrir espaço àqueles que resistem à lógica implacável da cidade-empresa e da cidade-mercadoria.

Por isso, os movimentos sociais, organizações e militantes que lutam por uma cidade mais igualitária, justa e democrática, vimos convidar a todos para construir coletivamente o Fórum Social Urbano.
O Fórum será realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, localizado a 300 metros do evento oficial. A proposta é criar um espaço paralelo onde participantes do Brasil e do mundo possam trocar suas experiências.

Em época de preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro e para a Copa do Mundo em 12 capitais do país, a programação do Fórum Social Urbano (FSU) pretende questionar a falta de participação popular nas decisões sobre os rumos das cidades e debater de forma ampla os principais problemas vividos nos centros urbanos.

As discussões nas plenárias preparatórias para o Fórum apontaram 4 eixos de estruturação dos debates :
Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas
Megaeventos e a Globalização das Cidades
Justiça Ambiental na Cidade
Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias
Além dos debates, o Fórum pretende ser um espaço efetivo de experimentação de outra forma de viver a cidade, mais democrática e mais diversa: visitas em grupo à cidade para além dos cartões-postais, manifestações artísticas, exposições, plenárias, fóruns de articulação, projeções e exibições de filmes , dentre outras atividades.

A inscrição de atividades deve ser feita através do preenchimento do formulário FÓRUM SOCIAL URBANO - PROPOSTA DE ATIVIDADE, que deve ser solicitado ao email programacaofsu@gmail.com, preenchido e enviado até o dia 7 de março.

A Comissão de Programação buscará contemplar todas as propostas recebidas, dentro dos limites de espaço e tempo disponíveis.
Para mais informações, escreva para comunicacaofsu@gmail.com

Para se inscrever como particpante do Forúm Social Urbano é preciso preencher o cadastro até 14 de março neste link




Bookmark and Share

Comunidade no Orkut Facha em Movimento publica oportunidades de estágio e cursos

A comunidade no Orkut, Facha em Movimento, publica semanalmente oportunidades de estágio em jornalismo, publicidade, direito e turismo. Além de vagas em estágios, a comunidade divulga também cursos e oficinas. A recente boa publicada é a oficina gratuita de àudio e vídeo que está sendo oferecida pelo Pontão Digital do Circo Voador.

/Para conferir esta e outras oportunidades acesse a Comnunidade Facha Em Movimento no Orkut através do link:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=55722676






Bookmark and Share



> BIG BROTHER BRASIL_ Cordel...

> BIG BROTHER BRASIL
>
> Cordelista natural de Santa Bárbara-BA,
> residente em Salvador.
>
> Curtir o Pedro Bial
> E sentir tanta alegria
> É sinal de que você
> O mau-gosto aprecia
> Dá valor ao que é banal
> É preguiçoso mental
> E adora baixaria.
>
> Há muito tempo não vejo
> Um programa tão 'fuleiro'
> Produzido pela Globo
> Visando Ibope e dinheiro
> Que além de alienar
> Vai por certo atrofiar
> A mente do brasileiro.
>
> Me refiro ao brasileiro
> Que está em formação
> E precisa evoluir
> Através da Educação
> Mas se torna um refém
> Iletrado, 'zé-ninguém'
> Um escravo da ilusão.
>
> Em frente à televisão
> Lá está toda a família
> Longe da realidade
> Onde a bobagem fervilha
> Não sabendo essa gente
> Desprovida e inocente
> Desta enorme 'armadilha'.
>
> Cuidado, Pedro Bial
> Chega de esculhambação
> Respeite o trabalhador
> Dessa sofrida Nação
> Deixe de chamar de heróis
> Essas girls e esses boys
> Que têm cara de bundão.
>
> O seu pai e a sua mãe,
> Querido Pedro Bial,
> São verdadeiros heróis
> E merecem nosso aval
> Pois tiveram que lutar
> Pra manter e te educar
> Com esforço especial.
>
> Muitos já se sentem mal
> Com seu discurso vazio.
> Pessoas inteligentes
> Se enchem de calafrio
> Porque quando você fala
> A sua palavra é bala
> A ferir o nosso brio.
>
> Um país como Brasil
> Carente de educação
> Precisa de gente grande
> Para dar boa lição
> Mas você na rede Globo
> Faz esse papel de bobo
> Enganando a Nação.
>
> Respeite, Pedro Bienal
> Nosso povo brasileiro
> Que acorda de madrugada
> E trabalha o dia inteiro
> Dar muito duro, anda rouco
> Paga impostos, ganha pouco:
> Povo HERÓI, povo guerreiro.
>
> Enquanto a sociedade
> Neste momento atual
> Se preocupa com a crise
> Econômica e social
> Você precisa entender
> Que queremos aprender
> Algo sério - não banal.
>
> Esse programa da Globo
> Vem nos mostrar sem engano
> Que tudo que ali ocorre
> Parece um zoológico humano
> Onde impera a esperteza
> A malandragem, a baixeza:
> Um cenário sub-humano.
>
> A moral e a inteligência
> Não são mais valorizadas.
> Os "heróis" protagonizam
> Um mundo de palhaçadas
> Sem critério e sem ética
> Em que vaidade e estética
> São muito mais que louvadas.
>
> Não se vê força poética
> Nem projeto educativo.
> Um mar de vulgaridade
> Já tornou-se imperativo.
> O que se vê realmente
> É um programa deprimente
> Sem nenhum objetivo.
>
> Talvez haja objetivo
> "professor", Pedro Bial
> O que vocês tão querendo
> É injetar o banal
> Deseducando o Brasil
> Nesse Big Brother vil
> De lavagem cerebral.
>
> Isso é um desserviço
> Mal exemplo à juventude
> Que precisa de esperança
> Educação e atitude
> Porém a mediocridade
> Unida à banalidade
> Faz com que ninguém estude.
>
> É grande o constrangimento
> De pessoas confinadas
> Num espaço luxuoso
> Curtindo todas baladas:
> Corpos "belos" na piscina
> A gastar adrenalina:
> Nesse mar de palhaçadas.
>
> Se a intenção da Globo
> É de nos "emburrecer"
> Deixando o povo demente
> Refém do seu poder:
> Pois saiba que a exceção
> (Amantes da educação)
> Vai contestar a valer.
>
> A você, Pedro Bial
> Um mercador da ilusão
> Junto a poderosa Globo
> Que conduz nossa Nação
> Eu lhe peço esse favor:
> Reflita no seu labor
> E escute seu coração.
>
> E vocês caros irmãos
> Que estão nessa cegueira
> Não façam mais ligações
> Apoiando essa besteira.
> Não deem sua grana à Globo
> Isso é papel de bobo:
> Fujam dessa baboseira.
>
> E quando chegar ao fim
> Desse Big Brother vil
> Que em nada contribui
> Para o povo varonil
> Ninguém vai sentir saudade:
> Quem lucra é a sociedade
> Do nosso querido Brasil.
>
> E saiba, caro leitor
> Que nós somos os culpados
> Porque sai do nosso bolso
> Esses milhões desejados
> Que são ligações diárias
> Bastante desnecessárias
> Pra esses desocupados.
>
> A loja do BBB
> Vendendo só porcaria
> Enganando muita gente
> Que logo se contagia
> Com tanta futilidade
> Um mar de vulgaridade
> Que nunca terá valia.
>
> Chega de vulgaridade
> E apelo sexual.
> Não somos só futebol,
> baixaria e carnaval.
> Queremos Educação
> E também evolução
> No mundo espiritual..
>
> Cadê a cidadania
> Dos nossos educadores
> Dos alunos, dos políticos
> Poetas, trabalhadores?
> Seremos sempre enganados
> e vamos ficar calados
> diante de enganadores?
>
> Barreto termina assim
> Alertando ao Bial:
> Reveja logo esse equívoco
> Reaja à força do mal.
> Eleve o seu coração
> Tomando uma decisão
> Ou então: siga, animal.
>
> FIM
>
> Salvador, 16 de janeiro

Fonte: Rede 3Setor





Bookmark and Share

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA AO FORRÓ

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA AO FORRÓ
Postado por Stanislaw


‘Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!’. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas bandas do gênero). As outras são ‘gaia’, ‘cabaré’, e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá:

*
Calcinha no chão (Caviar com Rapadura),
*
Zé Priquito (Duquinha),
*
Fiel à putaria (Felipão Forró Moral),
*
Chefe do puteiro (Aviões do forró),
*
Mulher roleira (Saia Rodada),
*
Mulher roleira a resposta (Forró Real),
*
Chico Rola (Bonde do Forró),
*
Banho de língua (Solteirões do Forró),
*
Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),
*
Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada),
*
Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca),
*
Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró),
*
Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró).

Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta ‘desculhambação’ não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de ‘forró’, parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na platéia’, alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é: ‘É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Ariano Suassuna

Contribuição da Profa. Audenice Cavalcanti, via email.
O pessoal malha o funk mas o forró tá coladinho.

, Copia, meu filho daqui: http://repimbocadesparafusada.blogspot.com/ (Blog com muitos textos engraçados, curiosos e inteligentes).

posted under , , | 0 Comments

ONG ITAL oferce cursos quase de graça

A organização não governamental ONG ITAL RIO oferece cerca de 2.000 vagas em cursos gratuitos, previstos para começarem logo após o carnaval. A ONG cobra apenas uma taxa de R$ 10,00 para confecção do certificado de conclusão de curso.

Os cursos oferecidos são:
INGLÊS
TELEMARKETING
MONTAGEM DE MICRO
EPANHOL
PETROLEO E GÁS
BÁSICO DE INFORMATICA

Os alunos que particiaparem e forem maior de idade serão encaminhados para o mercado de trabalho.

Os interessados devem comparecer com RG e CPF na Rua Republica do Líbano n° 27 2° andar, Centro. TEL:21 2224-7631

Nota Pública da Frente Nacional pela Legalização do Aborto em apoio ao III Plano Nacional de Direitos Humanos

14/01/10


A Frente Nacional pelo fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto vem a publico manifestar o seu apoio ao 3º Plano Nacional de Direitos Humanos.



Na luta pela efetivação da democracia, dos direitos humanos e da construção de um país em que não se tolera mais as desigualdades o III PNDH cumpre um papel fundamental no sentido de nortear as Políticas Públicas. E sem dúvida representa avanços aos dois planos anteriores, no que tange a democratização do processo de construção do mesmo e nas próprias resoluções tomadas.



O Plano não se furta a tocar em questões essenciais para a construção de uma sociedade com justiça, igualdade e soberania ao recomendar: a descriminalização e a legalização do aborto, o apoio a uma legislação que garante igualdade jurídica para lésbicas, gays, travestis e outros, como a lei que reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo, recomenda que se assegure um marco jurídico na questão dos conflitos agrários e, por fim, recomenda a instituição de uma comissão para investigar os crimes de tortura perpetrados pelo exército durante a ditadura militar.



A apuração e o esclarecimento público da tortura praticada contra homens e mulheres que lutaram contra a ditadura militar são fundamentais para garantir o direito à memória e à verdade histórica. Por isso, apoiamos a iniciativa do 3ª PNDH de, finalmente, instituir a comissão de verdade e apurar estes crimes, assim como foi feito na Argentina e Chile, por exemplo. A resistência dos militares sobre este assunto se soma com outras ações que faz em conjunto com o poder econômico, pretendendo manter-se no controle do país, impedindo a real democratização da sociedade brasileira.



No tema do aborto, entendemos que esta será uma grande oportunidade de realizarmos um debate honesto capaz de acumular contribuições que apontem para superação do arcaísmo e patriarcalismo que rege as idéias sobre o tema. É urgente que a legislação que criminaliza a prática do aborto e viola os direitos reprodutivos seja revista e alterada. E a hipocrisia com que se trata o tema seja definitivamente enterrada.



No Brasil, são realizados a cada ano aproximadamente 1 milhão de abortos de forma clandestina, colocando em risco a saúde e a vida das mulheres pobres, especialmente as mulheres negras.



A frente nacional pelo fim da criminalização das mulheres e pela legalização do aborto em sua declaração nacional de dezembro 2009 já chamava atenção: “Recrudesce no Brasil um processo de criminalização dos movimentos sociais, de organizações e militantes. Tal criminalização tem como objetivo bloquear o avanço das lutas por direitos e transformação social.”



No caso da luta das mulheres não é diferente.



Forças patriarcais tradicionais - constituídas pelas oligarquias, a ultra-direita fascista e setores fundamentalistas das igrejas cristãs - nos últimos anos tem sido protagonistas de um processo de perseguição e criminalização da luta das mulheres por autonomia e autodeterminação reprodutiva.



Numa perversa aliança entre neoliberais e conservadores, vivemos uma conjuntura de cerceamento do direito ao debate democrático sobre a problemática do aborto, ao mesmo tempo em que cresce no Estado o poder e influência destas forças, que ocupam o parlamento, os espaços de controle social e avançam no controle da gestão da rede pública de educação e de saúde.



Hoje, no Brasil, parte dos algozes da inquisição com suas vestes e capuzes tem uma nova face: o paletó, o jaleco branco, a toga, que no legislativo, nos tribunais, serviços de saúde, delegacias se arvoram a prender, julgar, punir e condenar as mulheres que, em situação limites de sua vida, optaram pela prática do aborto como último recurso diante de uma gravidez indesejada. Neste sentido o III PNDH será um importante instrumento de luta.



Nós integrantes da Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto reafirmamos:

* Nosso compromisso com a defesa radical das mulheres e movimentos sociais engajados nas lutas sociais; e nosso compromisso com a construção de um Brasil justo e democrático apontado no 3º PNDH.
* Nosso apoio ao Ministro Paulo Vannuchi em sua iniciativa de romper o silêncio para apurar os crimes de tortura cometidos durante a ditadura e sua decisão de não comparar lutadoras(os) da resistência aos torturadores.
* Nosso apoio a toda iniciativa que faça avançar o direito a terra e a reforma agrária.
* Nosso apoio a construção de uma sociedade sem preconceitos e com direitos para as lésbicas gays, travestis e outros.
* Nosso apoio a todas as iniciativas para a democratização dos meios de comunicação

E convocamos todas as mulheres e suas organizações a mobilizarem sua inquietude, rebeldia e indignação na luta feminista pela defesa do direito das mulheres de tomarem decisões sobre suas vidas de forma soberana.

Exigimos dos poderes da República que mantenha o III PNDH em sua integralidade, a observância dos Tratados Internacionais, dos quais o Brasil é signatário, e a observância das resoluções das Conferências Nacionais de Políticas para Mulheres que colocam a legalização do aborto como um direito a ser assegurado para as mulheres.



Pela autonomia e cidadania de todas as mulheres!

Pelo fim da criminalização das mulheres!

Pela legalização do aborto!



Fonte: Frente Nacional pelo Fim da Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Prata da Casa - Blogs de Alunos da FACHA

BannerFans.com

sObrE o MoviMenTo

Minha foto
Espaço Virtual da FACHA em Movimento. Este possui o objetivo de reunir estudantes interessados em produzir mudanças e movimento. Presentes na movimentação da FACHA estão o Diretório Central dos Estudantes da FACHA-DCE Wladimir Herzog e o Coletivo Circo Industrial.

Blog Archive

    eM mOViMenTo...

    count all hits


Recent Comments