Fórum Social Urbano paralelo ao Fórum Urbano Mundial

Movimentos sociais e organizações do Rio de Janeiro convidam para o Fórum Social Urbano, em luta pelo direito à cidade, pela democracia e justiça urbanas

De 22 a 26 março de 2010, a cidade do Rio de Janeiro recebe o V Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU. Espera-se que o encontro reúna cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo. Em suas várias edições, esse evento tem sido incapaz de abrir espaço àqueles que resistem à lógica implacável da cidade-empresa e da cidade-mercadoria.

Por isso, os movimentos sociais, organizações e militantes que lutam por uma cidade mais igualitária, justa e democrática, vimos convidar a todos para construir coletivamente o Fórum Social Urbano.
O Fórum será realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, localizado a 300 metros do evento oficial. A proposta é criar um espaço paralelo onde participantes do Brasil e do mundo possam trocar suas experiências.

Em época de preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro e para a Copa do Mundo em 12 capitais do país, a programação do Fórum Social Urbano (FSU) pretende questionar a falta de participação popular nas decisões sobre os rumos das cidades e debater de forma ampla os principais problemas vividos nos centros urbanos.

As discussões nas plenárias preparatórias para o Fórum apontaram 4 eixos de estruturação dos debates :
Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas
Megaeventos e a Globalização das Cidades
Justiça Ambiental na Cidade
Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias
Além dos debates, o Fórum pretende ser um espaço efetivo de experimentação de outra forma de viver a cidade, mais democrática e mais diversa: visitas em grupo à cidade para além dos cartões-postais, manifestações artísticas, exposições, plenárias, fóruns de articulação, projeções e exibições de filmes , dentre outras atividades.

A inscrição de atividades deve ser feita através do preenchimento do formulário FÓRUM SOCIAL URBANO - PROPOSTA DE ATIVIDADE, que deve ser solicitado ao email programacaofsu@gmail.com, preenchido e enviado até o dia 7 de março.

A Comissão de Programação buscará contemplar todas as propostas recebidas, dentro dos limites de espaço e tempo disponíveis.
Para mais informações, escreva para comunicacaofsu@gmail.com

Para se inscrever como particpante do Forúm Social Urbano é preciso preencher o cadastro até 14 de março neste link




Bookmark and Share

posted under , , , |

1 comentários:

Rafa; disse...

Eu adorei ter encontrado esse blog, pois sou caloura e acomo ainda não tive acesso a comunidade, tenho uma dúvida. Gostaria de saber se vocês pretendem se organizar para ir ao ENECOM esse ano, eu tenho muito interesse, pois acho que deve ser uma experiência muito bacana. Gostei muito do blog e da iniciativa de vocês, estou disposta a ajudar no que for preciso.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial