UERJ RECEBE WAGNER MOURA NA PELE DE HAMLET

Escrita por William Shakespeare na virada do século XVII, a tragédia de Hamlet permanece como a peça mais celebrada em toda a história do Teatro Mundial. Desta vez, o texto volta a ser encenado com o frescor e o despojamento que marcaram sua estréia, há quatro séculos. Nos dias 18, 19 e 20 de junho, a bem sucedida montagem com direção de Aderbal Freire Filho entra em cartaz no Teatro Odylo Costa, filho da UERJ em curtíssima temporada popular.

Para ser fiel ao universo shakesperiano, Aderbal resolveu fazer uma nova tradução da peça, assinada em parceria com a professora de inglês Barbara Harrington e o próprio Wagner Moura. Nossa tradução não privilegia o literário, mas busca a humanidade do que é dito. Não foi feito nenhum corte, mas conseguimos deixar o texto mais comunicativo, avalia o ator. Descobri muita coisa traduzindo. Hamlet é a peça de Shakespeare que mais fala sobre teatro: esse foi o mote de minha direção. Em cena, teremos os atores sempre no palco, como se fossem uma companhia de teatro contando a história, explica o diretor, que tem outra peça do bardo inglês no currículo, As you like it, montada em 1985.

A concepção do espetáculo é baseada no famoso conselho de Hamlet aos atores, no terceiro ato da peça, quando ele usa uma companhia de teatro para encenar a morte de seu pai, o rei Hamlet, na frente de seu algoz e sucessor, Claudio (Tonico Pereira). Hamlet pede para que os atores esqueçam o tom impostado de representação e respeitem o texto, assim como Aderbal pediu ao elenco desta versão:

Quero manter Hamlet vivo, como se dissesse o texto pela primeira vez e não repetindo palavras impressas. Quero que as pessoas entendam o que acontece no palco. O espetáculo é natural, acontece no presente, mas não é naturalista e nem de época, frisa.

O diretor foi o primeiro nome lembrado por Wagner para o projeto, um sonho acalentado desde a adolescência e antigo desejo de Aderbal, também responsável pela última peça do ator, Dilúvio em tempos de seca (2004). Nos ensaios, percebi que meus outros personagens tinham uma sombra de Hamlet, alguns também não tinham pai e eram sombrios ou melancólicos, diz sobre a construção do atormentado príncipe da Dinamarca.

Com dez atores, o elenco traz nomes como Georgiana Góes (Ofélia), Caio Junqueira (Horácio), Fábio Lago (Laerte) e também a dupla Gillray Coutinho (Prêmio Eletrobras por O Púcaro Búlgaro) e Candido Damm, parceiros de longa data de Aderbal. Carla Ribas volta ao teatro para viver a rainha Gertrudes, depois do êxito como protagonista do elogiado longa A Casa de Alice, selecionado para a última edição do Festival de Berlim.

Recém-premiada com o Shell por As Centenárias, a dupla Fernando Mello da Costa e Rostand Albuquerque assina a cenografia. De acordo com a proposta da direção, eles deixam o palco vazio, com poucos elementos e um espaço lateral onde os atores ficarão quando não estiverem em cena. Algumas projeções com imagens de cena filmadas em tempo real ilustram a parte central do cenário em momentos específicos.

Apesar de uma discreta inspiração na Renascença, os figurinos de Marcelo Pies não determinam época nem local. As roupas são neutras, equilibram o épico com o atual, mas não são roupas de hoje em dia. O espetáculo mostra uma atualização profunda, mas não busca a modernidade aparente, analisa Aderbal. Parceiro do diretor em uma série de trabalhos, Maneco Quinderé é o responsável pela iluminação.

A trilha sonora ficou a cargo de um estreante na área: Rodrigo Amarante, que até o ano passado integrava o quarteto Los Hermanos. Apaixonado por teatro, o músico assistiu aos últimos trabalhos de Aderbal e se ofereceu para fazer a música de um próximo espetáculo. Ele apresentará canções inéditas, compostas especialmente para a montagem.

A tragédia de Hamlet

No Castelo de Elsinor, na Dinamarca, o fantasma do Rei Hamlet aparece para seu filho, o príncipe Hamlet, e exige uma vingança. O espectro diz ter sido envenenado pelo próprio irmão, Claudio, enquanto dormia. Claudio acaba se casando com a Rainha Gertrudes, mãe de Hamlet, roubando de seu pai a um só tempo a vida, a coroa e a mulher. Paralelamente, Hamlet se apaixona pela jovem Ofelia, filha de Polonio, conselheiro de Claudio e Gertrudes, e irmã mais nova de seu amigo Laertes.

Bradesco Prime Arts e UERJ/DECULT/ SR-3/Divisã o de Teatro apresentam

HAMLET, de William Shakespeare

Com Wagner Moura e grande elenco.

Datas: 18 (quinta), 19 (sexta) e 20 (sábado) de junho de 2009

Horários: 19h30 (qui e sex), 20h (sab)

Local: Teatro Odylo Costa,filho/ UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã

Informações: 2587-7116/7796

Ingressos: R$30,00(inteira)
R$15,00 (meia-entrada: estudantes, terceira idade, Clube do Assinante O Globo - e com a doação de 1 lata de leite em pó para a entidade Rede de Voluntariado do Hospital Universitário Pedro Ernesto)

Lotação: 1.106 lugares

Bilheteria do Teatro aberta: de 04/06 a 20/06 - 2ª a 6ª

Horário: 10h/12h

14h/17h

18h/20h

HAMLET

Assessoria de imprensa

Pedro Neves (21) 2239-0835 / 2259-0408 / 9676-4717

Informações no site www.hamlet.art. br - pedro@factoriacomun icacao.com -

Assessoria de Comunicação Social/DECULT/ SR-3/UERJ
Rafael Nacif / Marcio Albuquerque / João Meireles / Amanda Neves
- (21) 2587-7796 / 8821-9157
comcult@uerj. br

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial